Abordagens integradas nas aulas de Física: possibilidades e desafios

Questão-problema: projetar um escorrega para um parque aquático, de modo que os utilizadores possam cair em segurança na piscina.
A rampa termina num troço horizontal a uma altura apreciável da superfície da água.
– Faz uma pesquisa sobre as condições necessárias para que as pessoas possam cair em segurança numa determinada zona da piscina.
– Propõe uma experiência de laboratório que te permita projetar o escorrega.
– Indica as variáveis a medir.

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Comentários a: "Atividade Laboratorial de Física (11º ano) – “Salto para a piscina”" (2)

  1. Olá Fernando,
    pelo que compreendi trata-se de propor um trabalho de pesquisa na internet aos alunos, para que depois realizem a actividade experimental que eles próprios idealizaram. É isso?
    Sendo assim, em concreto, como orientaria e apoiaria essa pesquisa na internet? Quantas aulas seriam concedidas para este trabalho e de como é que está a pensar dinamizá-las (tempos, estratégias…)? Isto não resultará numa actividade experimental muito longa? Como é que os alunos comunicariam os resultados das pesquisas e os discutiriam com os colegas de turma, por exemplo?

  2. fernandolontro said:

    Estas aulas decorreriam no desdobramento da tuma (135 minutos).
    Os primeiros 45 minutos seriam para a pesquisa na internet sobre a legislação em vigor para as condições de segurança nos recintos com diversões aquáticas, por exemplo: http://www.idesporto.pt/DATA/DOCS/LEGISLACAO/Doc099.pdf

    Penso que é importante os alunos terem consciência para a necessidade de haver regulamentação própria para a segurança de todos nós. Mas aquilo que se idealiza em laboratório (com condições mais ou menos ideais, em que se podem desprezar as forças dissipativas) é diferente para uma situação real. No entanto, a investigação científica e os ensaios de laboratório permitem extrapolar para a realidade.

    O Blog serviria para a discussão do projeto na turma, entre os dois turnos ou entre os vários grupos de um mesmo turno.

    Nos restantes 90 minutos, os grupos teriam de idealizar a experiência baseada no lançamento horizontal de projéteis.Teriam de indicar o material a utilizar e as grandezas a medir.

    Uma 2ª aula de desdobramento seria para os grupos realizarem a atividade experimental em laboratório e colocarem no blog as medições efetuadas, bem como o tratamento matemático para conseguirem responder à questão-problema: determinação da velocidade de lançamento, do alcance e conclusões (substituiria o relatório).

    Poder-se-ia utilizar continuadamente o Blog para a discussão de assuntos relacionados com programa de FQ ou esclarecimento de dúvidas.

    Fernando Lontro

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