Abordagens integradas nas aulas de Física: possibilidades e desafios

Motivação : O relógio de pêndulo foi usado durante muitos anos  na medição do tempo..

Propõe-se: Faça uma pesquisa que permita explicar quais as características fisicas deste sistema que permitiram o seu uso durante tanto tempo.

Quais as limitações deste sistema físico?

Pesquise por simulações do pêndulo gravitico simples.

Como poderá estudar experimentalmente se o que pesquisou se confirma?

(Rogério Nogueira e Teresa Paiva)

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Comentários a: "O pêndulo gravitico e o relógio." (2)

  1. Olá Rogério e Teresa,
    A vossa proposta diz respeito a um trabalho de pesquisa na internet, certo?
    Poderão dar mais detalhes quanto à forma como orientariam e apoiariam o trabalho dos alunos? A questão de pesquisa também parece ser um pouco vaga, pelo menos do ponto de vista dos alunos. E mais, se eles ainda não leccionaram a matéria…
    De que forma se discutiriam e comunicariam os resultados da pesquisas? As oportunidades de aprendizagem estão mais nos momentos de comunicação e discussão dos resultados da pesquisa do que propriamente no trabalho de pesquisa. Como criariam e dinamizariam estes momentos com os alunos? Quanto tempo prevêm para esta trabalho? Seria todo feito em sala de aula?
    Ainda assim, seria uma actividade pontual. Será que será o suficiente para que os alunos desenvolvam competências de pesquisa e de comunicação em torno dos seus resultados? Se habituem e ganhem confiança na comunicação e discussão/conversa em torno de conteúdos científicos, online ou até mesmo em aula? Como poderiam tornar este tipo de actividade em algo mais sustentado ao longo do ano lectivo, por exemplo?

    • Olá Vera,
      A proposta foi um simples e rápido exercício, sem a reflexão necessária para corresponder ao solicitado, por isso não tinha subjacente uma intenção de sustentação para uma continuação mais ou menos prolongada.
      Mas consideremos então uma proposta de pesquisa, tal como pode ser entendida.
      Uma orientação possível poderia partir da questão de motivação e de um conjunto de questões previamente pensadas e sequenciadas, mas que poderiam ser adaptadas e ou reformuladas com um acompanhamento continuado.
      A primeira questão, depois da entrada para motivação, considerando que já existiam conhecimentos sobre movimentos oscilatórios, mas não do pêndulo, poderia ser muito simples:
      O que é um relógio de pêndulo? Com o teu grupo de trabalho (supondo que se constituíam grupos) coloca o resultado da tua pesquisa. Não te esqueças de indicar qual a fonte da informação.
      Para tempo previsto para a pesquisa e para a colocação de respostas não seria mais de 30 min.
      As questões seguintes dependeriam sempre do resultado das pesquisas.
      A simulação seria previamente escolhida. Por exemplo o pêndulo da phet (http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/pendulum-lab).
      A utilização da simulação não seria orientada.
      A questão a colocar não teria também orientações pormenorizadas, por exemplo: Quais são as características físicas do pêndulo que permitem a sua utilização como padrão para o tempo?
      Em grupo seriam colocados os resultados.
      Já conhecidas as características do pêndulo, a proposta seguinte passa ria pela realização experimental e a colocação dos resultados no blogue.
      Uma aula e meia daria para o trabalho.
      Para um ano letivo existiriam outras questões.

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