Abordagens integradas nas aulas de Física: possibilidades e desafios

O trabalho aqui proposto será realizado extra-aula, em grupo.

Ao longo do ano letivo, os conceitos abordados nas aulas serão complementados e enriquecidos com o desenvolvimento de um blog de turma.  Em cada unidade, cada grupo de alunos abordará um determinado tema. O trabalho terá início com uma pesquisa na Internet. Cada grupo de alunos criará um blog de grupo, ligado ao blog de turma, no qual irá elaborando um portfolio digital comentado e avaliado regularmente pelo professor. Além do professor, os blogs serão também comentados pelos colegas. No final de cada subtema, será dedicada uma aula à discussão em grande grupo e esclarecimento de dúvidas pelo professor, na qual o grupo responsável pelo trabalho em curso fará uma breve apresentação. No final da unidade, o professor fará uma sistematização dos assuntos abordados nos trabalhos.

Como exemplo, apresenta-se de seguida o trabalho a desenvolver no início da unidade 1 de Física do 11.º ano.

– Viagens com GPS

Como evoluiu a medição do tempo ao longo dos tempos?

Palavras-chave a fornecer em caso de dificuldades na pesquisa: clepsidra, relógio de sol, relógio mecânico, relógio atómico, fusos horários.

 

– Interações fundamentais

Como se explicam sumariamente e como se manifestam as quatro forças fundamentais?

Palavras-chave: forças fundamentais referidas na aula, quarks, gluões, mesões.

 

– Movimentos próximos da superfície da Terra

Qual o contributo de Galileu Galilei para o estudo da Mecânica?

Palavras-chave: queda dos graves, plano inclinado, inércia, luneta de Galileu, observações astronómicas.

 

(Carla Pereira e Margarida Ataíde)

Anúncios

Comentários a: "Blog de Física do 11.º ano" (2)

  1. A ideia é boa. Sugiro que em vez de darem uma única questão de pesquisa aos alunos, a complementem com várias subquestões que servirão para lhes orientar e focar a pesquisa. OU seja darão indicações acerca dos tópicos a abordar dentro de um assunto que pode ser relativamente vasto. Quanto às sessões de paragem para orientação da pesquisa e discussão dos conteúdos com os alunos, sugiro que estas não aconteçam só no final. Pelo, menos deverá existir um outro momento intermédio, que lhes permitam corrigir eventuais erros e reorientar a pesquisa. Mais, esta paragem até pode ser uma aula mais expositiva, em que o professor fala do assunto e combina com o grupo que o esteja a pesquisar para fazer uma pequena apresentação sobre o assunto, em termos dos resultados e dificuldades na sua pesquisa. Os colegas poderão oferecer sugestões ou colocar mais questões.
    Contudo, não percebi bem como funcionaria o trabalho dos grupos. Recordar que se queremos que os alunos realizem boas pesquisa e saibam pesquisar, importa pelo menos apresentar-lhes algumas técnicas de pesquisa na internet e ensinar a escrever um post com “cabeça, tronco e membros”. A minha questão: os grupos não estariam todos a pesquisar ao mesmo tempo, é isso? Cada grupo entraria em acção ao longo do ano, quando o tópico de pesquisa que lhe foi destinado estivesse em lecionação. É isso?

  2. Sim, a ideia era que cada grupo entrasse em acção ao longo do ano. O facto de termos apresentado apenas o início da unidade 1 do 11.º ano não significa que o trabalho termine ali, constitui apenas um exemplo de aplicação.
    Achamos útill e pertinente a sugestão de criar mais momentos de discussão e orientação do trabalho. Pensamos que poderá acontecer no final de cada subtema tratado. Em relação ao trabalho de pesquisa e à criação do blog, considerámos que estava subentendido esse trabalho prévio.
    As palavras-chave sugeridas pretendem orientar a pesquisa dos alunos, pelo que não nos pareceu necessário formular outras questões (a não ser, claro, se os alunos manifestarem dificuldades).

    (Carla e Margarida)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: