Abordagens integradas nas aulas de Física: possibilidades e desafios

Um dos problemas sérios da humanidade é a necessidade que a mesma tem de energia. Desde o micro-ondas para aquecer o pequeno almoço, passando pelos indispensáveis leitores de “MP3” ou os inervantes telemóveis, a energia é essencial para quase tudo. De facto, e ao contrário, por exemplo, do Homen das cavernas, estamos “viciados” em energia, de tal forma que, quando há um apagaõ em Nova Iorque, há quem se suicide.

Como sabemos, a energia não é um bem ilimitado; além disso, algumas das fontes mais utilizadas (nomeadamente o petróleo) têm uma duração  relativamente curta e vamos ter que encontrar alternativas para “sustentar o vício”. Uma hipótese é recorrer à energia nuclear, havendo países (França é um exemplo) onde esta representa cerca de 75 % da energia “consumida”.

Portugal não será exceção e, por isso, este problema vai certamente surgir. A Ciência e, em particular, a Física vai ter uma palavra a dizer no dilema  a que vamos estar sujeitos: sim ou não à energia nuclear?

Alice Campos

Manuel Salgueiro

Anúncios

Comentários a: "Energia nuclear: sim ou não?" (3)

  1. carmenrosario said:

    Dado o crescente consumo energético por parte da sociedade actual, este parece-nos um tema bastante actual e pertinente, sobre o qual todos, enquanto cidadãos, nos devemos debruçar e formar uma opinião esclarecida e fundamentada, daí ser um bom tema para apresentar aos alunos.

    Carmen Rosário e Margarida Barros

  2. Também concordo que o tema é pertinente e dá azo a discussões muito interessantes. Em concreto, como o iam dinamizar com os alunos?

    • mefsalgueiro said:

      Após receção das respostas dos alunos, vamos propor-lhes novos desafios, nomeadamente a produção de pequenos textos que abordem:
      -Vantagens e desvantagens relativamente à produção de energia por via nuclear.
      -Aplicações claramente positivas da energia nuclear (porque, de um modo geral, esta está conotada negativamente).

      Outra hipótese é lançá-los na pesquisa de um tema que estará na ordem do dia nos próximos 20-30 anos, a produção de energia elétrica por fusão nuclear, que, até à data, não foi ainda possível. Recorde-se que o processo atual é por fissão / cisão nuclear.

      Alice Campos
      Manuel Salgueiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: