Abordagens integradas nas aulas de Física: possibilidades e desafios

Estudo da Tabela Periódica

No âmbito do estudo da Tabela Periódica, no 10.º ano de escolaridade,  é proposto aos alunos que investiguem as propriedades e as aplicações dos elementos da TP pertencentes aos blocos s e p (sobre os quais incide o programa deste ano de escolaridade). Para tal, os alunos são divididos em grupos e é-lhes atribuído um elemento químico, ou vários, para estudar. Após a recolha dos dados pesquisados, os alunos devem publicar os resultados num blog.

Numa segunda fase, a partir da informação partilhada no blog, os alunos são desafiados a encontrarem semelhanças e diferenças nas propriedades físicas e químicas dos elementos estudados e a partir daí inferirem acerca da regularidade das propriedades desses elementos. Uns grupos dever-se-ão dedicar ao estudo da variação das propriedades químicas ao longo do grupo, nomeadamente, dos grupos 1,2, 17 e 18, enquanto outros se debruçarão sobre a variação das propriedades periódicas.

Após a partilha dos vários estudos efetuados pelos diferentes grupos, os resultados obtidos serão comparados, analisados e discutidos na sala de aula, de forma a sistematizar e consolidar os conhecimentos adquiridos, sendo fundamental que consigam entender/explicar que as  propriedades físicas e químicas  dos elementos bem como a sua variação ao longo da Tabela Periódica são condicionadas pela distribuição eletrónica. 

Carmen Rosário e Margarida Barros

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Comentários a: "Estudo da Tabela Periódica" (3)

  1. Olá colegas

    É uma boa ideia e funciona na prática. A única preocupação constante é a tentação dos alunos recorrerem a plágios da internet.

    Pedro Afonso

  2. Compreendi bem a 1ª fase do trabalho. Apenas acrescentar que vlerá a pena darem indicações concretas quanto ao que querem que os alunos pesquisem sobre o elemento químico que irão investigar.
    Não percebi bem como se desenvolveria essa 2ª fase de grupo, para ver as regularidades no grupo e no período. Podem explicar melhor?
    Este seria um trabalho para ser desenvolvido em aula, em aula e em casa, só em casa?… Quanto tempo vos ocuparia?

    • carmenrosario said:

      Concordamos com a sugestão de ser necessário dar indicações mais específicas aos alunos. Tal poderia ser feito através da entrega de um guião aos alunos aquando da proposta do trabalho. Relativamente ao local onde se desenrolaria o trabalho, a 1.ª fase seria feita em casa e a 2.ª fase teria um momento inicial feito em casa,no qual os alunos deveriam tentar tirar conclusões sózinhos, através da utilização do blog, e um segundo momento, de discussão em sala de aula, orientada pelo professor, para sistematizar e garantir a assimilação correcta dos conceitos. Quanto ao tempo de desenvolvimento do trabalho, tendo em atenção que são alunos do secundário, pensamos que duas semanas serão suficientes para o trabalho de pesquisa e cruzamento de informação, sendo necessárias duas a três aulas para a discussão e consolidação de conhecimentos (incluindo resolução de exercícios.
      Carmen Rosário e Margarida Barros

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