Abordagens integradas nas aulas de Física: possibilidades e desafios

LusoCiências

Caros Colegas

Vou aproveitar a ocasião proporcionada por esta formação, no âmbito da Física 2012, para divulgar um blog sobre ciência criado no Colégio Luso-Francês.

O LusoCiências surgiu da vontade de estender o contacto e comunicação para outros espaços para além das salas de aula, interessando-nos particularmente, mas não em exclusivo, assuntos relacionados com a Ciência e as Tecnologias. Pretende ser um espaço de e para todos os alunos e professores, em particular os curiosos, reflexivos, apaixonados (!) por Ciência e Tecnologias. Propõe-se a divulgar actividades e informações que possam interessar aos nossos leitores, sob a forma de artigos, notícias, fotografias, cartazes, livros, links, ou outros formatos.

Visitem-no e deixem um comentário!

http://lusociencias.blogspot.pt/

Carlos Azevedo

Anúncios

Comentários a: "LusoCiências" (4)

  1. teresamatospaiva said:

    Estimado Carlos! Não resisti a ir ver o blog e só a citação introdutória de Aristóteles escolhida me fez antever da qualidade dos posts. Em boa verdade frequentemente digo aos alunos que a natureza não se comporta como eles querem, na frequente situação em que me dizem que “A experiência não deu…”.
    Parabéns!
    Teresa Paiva

  2. jorgecardoso1887 said:

    Olá Carlos.

    Muito obrigado pela informação.

    Fiz a primeira visita ao vosso blog e gostei. Achei interessante os temas disponíveis, sem dúvida, muito atuais e importantes para que lê e visualiza as imagens, muito sugestivas.
    O blog foi uma referência para eu continuar a visitá-lo.

    Jorge Cardoso

  3. Olá

    Gostei do blogue, particularmente pelo facto de possuir informação transversal e não apenas de Física.

    Parabéns

  4. Sim, de facto é um blogue muito interessante e pode funcionar muito bem no domínio da curiosidade cientifica, cativando alunos e pais mais curiosos e interessados pela ciência. É louvável a dedicação para manter blogues com esta qualidade. Porém, pelo que me pareceu este é um caso em que o blogue funciona como um recurso. Um sítio a que se recorre para ler coisas interessantes sobre ciência, e em que os alunos têm um papel de recetores e comentadores ( se já se sentirem confiantes para o fazerem). Como poderíamos dar uma nova dimensão a este blogue e gradualmente colocá-lo mais na mão dos alunos, dar-lhes um papel mais ativo. Uma vez que funciona no âmbito extra-aula, extra-programa disciplinar, já pensaram dar-lhe outra dimensão e, por exemplo, constituir uma redação competente de alunos que se encarrega-se de escrever para o blogue. Até poderia ser uma redação multidisciplinar… alunos de ciências (futuros cientistas) e alunos de humanidades (futuros jornalistas…por exemplo)… OU qq outra combinação… os de artes tb podiam produzir cartoons, por exemplo, para ilustrar as notícias. O que vos parece?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: