Abordagens integradas nas aulas de Física: possibilidades e desafios

O que é a Física?

A tua primeira aula de Físico- Químicas é das mais importantes. Já ouviste falar de Física? Onde? Por outra pessoa? Nalgum livro? Na internet? Numa revista? No teu telemóvel? No jornal? Na TV?

Sabes algum nome de cientista muito importante para a Ciência?

Pesquisa sobre o que trata a Física e discute o tema com o teu professor e os teus colegas. Podes começar agora clicando aqui.

 

Jorge Cardoso

Anúncios

Comentários a: "O que é a Física?" (4)

  1. carmenrosario said:

    Gostámos da ideia. É necessário que os alunos, especialmente os mais novos, entendam que a Física, e já agora a Química, não são “coisas estranhas” nem disciplinas que foram inventadas para os massacrar, mas que estão intimamente relacionadas com o seu quotidiano.
    Carmen Rosário e Margarida Barros

  2. Um bom início para o 7.º ano…

    pedro Afonso

  3. Jorge e depois de pesquisarem, o que se segue?
    Na minha opinião a pergunta é algo vaga e deixe os alunos um pouco dispersos quanto ao que devem procurar. Por exemplo: poderia subdividi-la em questão mais simples e que no seu conjunto abarcassem uma grande variedade de aspectos a que a Física se refere. Por exemplo, aproveitando as ideias que tem no post, podia colocar questões tais como: o que faz um físico? Que profissões se relacionam (ou têm por base) a Física? O que se estuda na física? Que aplicações da física no nosso dia-a-dia? Quais os ramos da física? Indique nomes de alguns físicos famosos, período em que viveram e principais descobertas? E por aí fora… a imaginação é o limite. Assim, cada aluno pode focar-se numa questão e ir acrescentando o seu bocadinho até o “quadro” ficar completo!
    Tb pode colocar o desafio de encontrarem vídeos relacionados com a física, ou seja, que de algum modo ilustrem o que é a física, como trabalham os físicos, ou alguns fenómenos físicos, por exemplo. De certo, lhe ocorrerão ideias e questões melhores que estas que estou a sugerir. A ideia é subdividir a grande questão (a base) em pequenas questões, que ajudem a focar todos os aspectos que queremos abordar / discutir com os alunos; acerca dos quais queremos que eles investiguem…

  4. jorgecardoso1887 said:

    Olá Vera.
    Dado que é o primeiro contacto com a disciplina de Físico-Químicas, concordo plenamente com a Vera. As questões que coloca e a estratégia sugerida parecem-me adequadas e pertinentes.
    Muito obrigada.

    Jorge Cardoso

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: