Abordagens integradas nas aulas de Física: possibilidades e desafios

Outra forma de experimentar

Muitas escolas não dispõem de materiais/equipamentos suficientes para cumprir as orientações metodológicas dos programas no que diz respeito à execução de todas as atividades laboratoriais em pequeno grupo. Deste modo, os professores acabam por realizar, nestes casos, experiências centradas (embora com a colaboração de alunos). Assim, o blogue servirá de plataforma de partilha e permitirá que todos os alunos concretizem, embora de forma virtual, ensaios conducentes à obtenção das respostas às questões-problema obtidas previamente em sala de aula ou visualizem pequenos filmes que complementem a atividade laboratorial. O professor pronunciar-se-á sobre os trabalhos à medida que estes vão sendo apresentados e, antes da avaliação periódica da componente laboratorial, organizará toda a informação.  

Desafios aos alunos:

– Encontra outra forma de dar resposta à(s) questão(ões) problema, da atividade laborarorial X, fora do laboratório.

Sugestão 1: Pesquisa simulações recorrendo às palavras – chave apresentadas: a, b, c…

– Divulga aqui (no blog da turma) a ferramenta que encontraste, recorrendo ao “Post a link”.

 Enriquece a tua partilha, explicando como este recurso permite obter as respostas pretendidas; que variáveis controlar, que dados selecionar…

Sugestão 2: Pesquisa vídeos recorrendo às palavras – chave apresentadas: a, b, c…

 Enriquece a tua partilha com uma análise reflexiva desenvolvendo os tópicos  que te são fornecidas.

Leonor Condinho e Teresa Lopes

Anúncios

Comentários a: "Outra forma de experimentar" (4)

  1. Parece-me que compreendi a vossa ideia e acho muito interessante. Apenas duas notas:

    – o ”enriquece…com uma análise reflexiva” é muito vago para os alunos. De certo, ficaram sem perceber o que é isso de uma análise reflexiva e como se faz uma. O que deverão escrever, fazer… Se o professor não explicar e exemplificar o que é isto e treinar fazer uma com eles em aula, e estar como co-autor com eles, nas primeiras que fizerem…. de certo, não serão de esperar muitas análises reflexivas por arte dos alunos.

    – também acabei por não perceber bem o que queriam dizer com a seguinte frase: ”esta ferramenta (blog) permitirá que todos os alunos concretizem, embora de forma virtual, ensaios conducentes à obtenção das respostas às questões-problema obtidas previamente em sala de aula”. A ideia é os alunos pesquisarem simulações e vídeos que complementem a experiência (a ilustrem ou ilustrem outras similares)?

    Continuação de bom trabalho! 🙂

    • leonorcondinho said:

      Olá Vera
      Considerando as suas sugestões, procedemos a pequenas alterações do artigo original, procurando tornar as nossas ideias mais claras. Hoje não tivemos disponibilidade para mais mas continuaremos a trabalhar juntas na implementação deste projeto. Obrigada.
      Leonor Condinho e Teresa Lopes

  2. sergioleal20 said:

    Mais uma boa ideia.
    concordo com a Vera no primeiro ponto quando indica que poderá ser vaga a informação dada, embora reconheça que devam ter pensado nisso e apenas tenham colocado aqui uma proposta.
    No segundo ponto que a Vera indica também fiquei algo confuso mas, como indiquei num outro comentário, será extremamente importante as “etiquetas” e os “títulos” dos vários posts colocados para fácil identificação por parte dos alunos e não só das várias atividades laboratoriais para que seja um recurso útil para estudarem e aprenderem.
    Deixo uma sugestão:
    Como no blogue é possível fazer várias “páginas”, o professor(a) poderia ter uma página já com alguns recursos úteis e categorizados para as várias atividades entre simulações, vídeos, etc. Outra das páginas poderia ser única e exclusivamente sobre sítios de laboratórios remotamente controlados (não apenas de simulações – laboratórios virtuais onde se pode explorar imensa coisa, mesmo a nível estatístico e realizar relatório com os dados obtidos, mas também colocar laboratórios remotos reais como o e-lab – www-e-escola.pt/elab.asp).
    Bom trabalho,
    Sérgio Leal.

    • leonorcondinho said:

      Considerando as sugestões, procedemos a pequenas alterações do artigo original, procurando tornar as nossas ideias mais claras. As dicas que nos dá vão ajudar-nos na implementação desta dinâmica. Muito obrigada.
      Leonor Condinho e Teresa Lopes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: