Abordagens integradas nas aulas de Física: possibilidades e desafios

Uma possível abordagem ao uso do blogue como meio de publicação das produções escritas dos alunos é o seu uso no contexto mais amplo de comunidades de aprendizagem já existentes. Uma dessas comunidades, no nosso país, é a “FQ em rede”, cuja plataforma suporta o blogue individual.

Como encara esta possibilidade? Quais os benefícios e constrangimentos que vê na implementação e desenvolvimento de um trabalho deste tipo, com os seus alunos?

Anúncios

Comentários a: "Publicar em comunidades de aprendizagem" (3)

  1. sergioleal20 said:

    Eu conheço a comunidade Web 2.0 FQ em Rede, até porque sou um dos administradores, convidado pela professora Vera Monteiro.
    Esta comunidade, assim como muitas outras, são realmente, na minha opinião, uma mais-valia no processo de aprendizagem dos alunos.
    Esta comunidade tem, entre outras particularidades, o facto de que tanto alunos como professores (e não um professor) fazerem parte da comunidade, existindo ainda algumas atividades regulares que vão sendo propostas ao longo dos meses.
    Alunos podem colocar as suas dúvidas científicas, podendo estas serem explicadas por professores especialistas das várias áreas de Física e Química.
    Inscrevam-se e participem na mesma, vão gostar e vão ver a potencialidade que o FQ em Rede pode ter (“pode ter”, pois depende de professores e alunos).
    Inscrevi-me inicialmente na comunidade FQ em Rede e só depois é que fui convidado a fazer parte mais direta da mesma, mas fiz várias coisas com os meus alunos de 12.º ano de Física no passado ano letivo 2011/2012, utilizando a comunidade. No entanto, apesar de serem, regra geral, bons alunos e que adoram Física, estes fizeram coisas interessantes, mas tive de referir que as suas contribuições seriam alvo de avaliação (até porque utilizei poucas aulas para poderem explorar a comunidade e tudo o resto era fora da sala de aula).
    Do que me recordo de ter feito no FQ em Rede (podem consultar em http://fqnosecundario.ning.com/ ):
    – Criei dois Grupos (é uma das possibilidades da comunidade) intituladas “Física para Totós” e “Química para Totós” – essencialmente dois grupos de discussão em que os meus alunos teriam de colocar questões para stas serem respondidas e teriam ainda de responder a questões que fossem colocados nos grupos. Teriam de participar com comentários, curiosidades e questões nos diversos grupos da comunidade de acordo com o seu interesse com regularidade (que tive de estabelecer);
    – Os meus alunos participaram num webminar que foi dado pelo Dr. Vítor Teodoro da Faculdade de Ciências da Universidade nova de Lisboa intitulada “Dos campos ao espectrómetro de massa – simulação e modelação computacional”, que decorreu na escola onde leciono;
    – Moderei uma uma videoconferência relacionada com o e-lab (laboratório remotamente controlado que se encontra fisicamente no Insituto Superior Técnico e no qual colaboro);
    – Falei e respondi a questões sobre tecnologia no ensino durante 10 dias (penso eu), tendo sido convidado para o efeito;
    – Respondi a algumas questões que alunos que desconheço colocaram, bhem como forneci materiais para esses mesmos alunos para preparação do Exame Nacional de Física e Química A.
    Cumprimentos,
    Sérgio Leal.

  2. Olá…
    É uma ótima sugestão. Não conheciamos esta comunidade e como tal tivemos logo curiosidade de a visitar. As potencialidades e recursos parecem-nos ser muito interessantes e úteis para que os alunos desenvolvam o seu espiríto científico, encontrem resposta a diversas questões e sejam motivados para o estudo das ciências. É uma grande sugestão que daqui levamos para tentar implementar…

    (Andreia Magalhães, Noémia Barbosa e Carlos Azevedo)

    • Agora que já conhecem, juntem-se ao grupo. Será de certo uma boa oportunidade para continuarmos a conversa. Se gostarem e entenderem por bem divulguem aos vossos alunos. As possibilidades são várias. Estou ao dispor para ajudar e esclarecer o que for preciso. Esperamos por vós para que possamos continuar a pensar juntos e a apoiar-nos no que for preciso! 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s