Abordagens integradas nas aulas de Física: possibilidades e desafios

Para evitar a proliferação da “técnica copy-paste” em trabalhos de pesquisa costumo dar aos alunos o meu “Trabalho Modelo”. Seguem-se dois exemplos. Apresento desde já as minhas desculpas pelas referências não estarem de acordo com o Sistema de Harvard proposto pelos autores do livro lançado ontem na conferência, prometo reformular… 

Anexo dois exemplos: “O Químico que nasceu no meu dia de anos” e Tabela Periódica

Teresa Paiva

Anúncios

Comentários a: "Trabalhos Modelo do Professor" (4)

  1. fernandolontro said:

    Gostei muito desta ideia, principalmente da pesquisa dos alunos sobre “O Químico que nasceu no meu dia de anos”. Já ágora, da experiência que a colega tem, todos os alunos encontram um Químico ou Físico que tenha nascido nas respetivas datas? Qual é a atitude dos alunos que não conseguem encontrar?

    • teresamatospaiva said:

      Lanço o trabalho na plataforma-moodle da turma, onde coloco sites onde poderão encontrar informação sobre datas de nascimento de físicos e químicos… muitas vezes há fontes discordantes… mas… não é muito importante para a data de nascimento e para o objetivo do trabalho. É claro, há mais químicos que físicos – pense-se porquê… – e, realmente às vezes não se encontra (os cientistas contemporâneos normalmente não publicitam datas de nascimento…). Então resolvo – “escolhe a data de uma pessoa que gostes muito…”. Já tenho feito eu a pesquisa (Os alunos colocam-me esse problema por email…)- é que os alunos, mesmo no 12º ano, são “preguiçosos” a procurar…

  2. Teresa, de facto, são dois ótimos e divertidos documentos! Aparentemente “levezinhos”, mas cheios de conteúdo… seria muito bom que os alunos conseguissem “brincar/jogar” com a informação assim.
    É sem dúvida uma forma cativante de chegar a eles. A ideia do F ou Q que nasceu no meu dia de anos é ótima para se iniciarem nas andanças das pesquisas na internet.
    Uma questão: quando entrega ou partilha este trabalho modelo com os alunos, como é que o faz? Analisa-o em aula com os alunos? Que mensagem lhes quer passar com este trabalho? Costuma, posteriormente, pedir ou associar algum trabalho concreto aos alunos? Qual e como o desenvolve?

    • teresamatospaiva said:

      Como já disse: Lanço estes trabalhos na plataforma moodle da turma e normalmente são expostos numa exposição de final de ano do Colégio.
      É claro, a mensagem que quero passar é que- 1) Os textos dos trabalhos têm de ser escritos pelo aluno, as referências bibliográficas são importantíssimas e qualquer trabalho deve explorar as matérias leccionadas…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: