Abordagens integradas nas aulas de Física: possibilidades e desafios

 

No dia da aula, alguns alunos, colocam no blog  um resumo dos conteúdos lecionados. Os restantes alunos ficam com a incumbência de verificar e comentar se está tudo coreto ou se falta alguma coisa. Além disso, todos devem apresentar a sua reflexão da aula.

Esta obrigação de postar o resumo, vai rodando pelos alunos.

Uma outra utilização deste blog é a colocação, periodicamente, por parte do professor de questões problema. Estas questões são para serem resolvidas de uma forma colaborativa pelos alunos, podendo recorrer a pesquisas. As questões podem ser colocadas para todo o grupo turma, ou colocar questões diferenciadas para grupos de alunos diferentes.

 

Anúncios

Comentários a: "Um blog como um ” diário de bordo” das aulas." (2)

  1. Olá! As prospostas são interessantes mas algo vagas. Compreendi que após cada aula, um aula fará um resumo e colocará no blog. Os outros deverão corrigir ou acrescentar algo que falte. É isso? O blogue como um caderno de apontamentos da turma? Para este efeito, como já referi algures por aqui, noutro comentário, poderá ser últi (em alternativa ao blogue) a utilização de uma wiki (ver no wikispaces, por exemplo). As wikis permitem que cada utilizador inicie uma página sobre um dado assunto (as tais notas, apontamentos) e que os outros a possam editar para corrigir, acrescentar, etc. Além disso, as wikis têm tb espaços para a partilha de ficheiros entre os seus utilizadores. Poderá ser uma boa alternativa ao blogue, como caderno de apontamentos, construido colaborativamente pela turma.

    Quanto à segunda sugestão, é interessante a colocação de desafios / questões problema que os alunos Têm de investigar, mas creio que para que isso resulte em boas aprendizagens, deverão ser pesquisas orientadas e as informações recolhidas discutidas em aula. Se for só lançada a questão para os alunos pensarem a título individual extra-aula, dificilmente esta abordagem terá muitos aderentes ou sucesso, creio eu. Importa por isso pensar em questões que por via da sua investigação, permitam a lecionação de aspetos de um dado conteúdo em estudo no âmbito do programa. Importa assegurar que estes trabalhos não sejam nem perda de tempo, nem vistos como um acréscimo a tudo o que os alunos já têm de fazer. Antes uma forma diferente de fazer as coisas, ou melhor, uma forma de desenvolver competências diferentes que,por via das abordagens mais tradicionais não se desenvolvem. Difícil? Sem dúvida! Um desafio à criatividade e inovação para todos (profs e alunos), sem deixar de ter os pés assentes na terra e manter o sentido prático… O que acham?

  2. sergioleal20 said:

    Realizar um “diário de bordo” considero uma boa ideia que deverá ter uma grande orientação pelo professor para que as “regras” sejam mesmo claras e para que a aprendizagem seja mesmo efetiva por parte dos alunos.
    O blogue deveria estar organizado, por exemplo, com cada título a indicar o sumário respetivo e os comentários sucederem-se em cada post relacionado com cada aula. Para isto seria importante limitar o número de comentários e/ou, com indicado, o número de alunos que deve comentar o conteúdos o aluno ou grupo de alunos teve de colocar no blogue.
    No ensino básico por existir um número de aulas reduzido e distante temporalmente (1 aula por semana) isto parece-me exequível e pertinente.
    Uma sugestão seria na aula seguinte, como síntese da aula anterior, pegar no post dessa aula e respetivos comentários e discutir para seguir com a aula posteriormente.
    Claro está, como qualquer outra estratégia educativa, para que resulte (pelo menos para que resulte melhor), deve conter uma componente de avaliação bem definida.
    A wiki também serve claramente, mas, desde que se tenha em atenção as “etiquetas” publicadas e a definição dos títulos por sumário e aula numerada também me parece interessante.
    Bom trabalho,
    Sérgio Leal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: