Abordagens integradas nas aulas de Física: possibilidades e desafios

Através da nossa experiência como professores, verificamos que os alunos do ensino secundário apresentam graves lacunas na utilização das calculadoras gráficas. Neste sentido poder-se-ía reservar uma parte do blogue para atividades potenciadoras do uso experimental das calculadoras gráficas versando partilha de experiências/dificuldades e de intercambio entre alunos/turma/escolas, a partir do 8.º ano, de acordo com o programa da disciplina.

Exemplos:

  • Notas musicais – frequências (8.º ano);
  • Verificação experimental de um condutor óhmico (9.º ano);
  • Determinação da capacidade térmica mássica (10.º ano);
  • Queda livre: Força e aceleração gravítica (11.º ano);
  • Pêndulo gravítico (12.º ano).

Pedro Afonso

Anúncios

Comentários a: "UTILIZAÇÃO DE CALCULADORAS GRÁFICAS, CBL E CBR NO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO" (6)

  1. Olá Pedro,
    A ideia tem potencial. Pode ser mais específico quanto à forma como dinamizaria o blog e quanto à forma como os alunos o utilizariam:
    – como autores ou apenas para comentar as entradas do professor e descarregar materiais ou ver links sugeridos pelo professor?…
    – que tipo de atividades seriam suportadas pelo blog? E seriam atividades feitas na aula? A utilização e atualização do blog teria lugar na aula ou como apoio extra-aula?
    – como é que, em concreto, promoveria o blog? Será que para colmatar este tipo de dificuldades, precisamos mesmo de um blogue? Quais seriam os benefícios por exemplo face ao uso da moodle da escola ou mesmo ao próprio apoio em aula, por parte do professor?

    • Olá!

      A ideia seria permitir um repositório de atividades experimentais com recurso ao uso de calculadoras gráficas, para os diversos anos de escolaridade.
      O(s) professor(es) envolvido(s) seria(m) o(s) gestor(es) do blogue, podendo as atividades envolver a participaçãode alunos de outras escolas.
      Os alunos realizariam as atividades extra-aula, sobretudo em clubes de ciência, e no blogue a sua participação, consistiria em alojar procedimentos, metodologias alternativas e os resultados obtidos, que seriam debatidos em foruns de discussão assíncrono, respeitante a cada uma das atividades propostas, ou se fosse caso disso, com recurso a comunicação síncrona através de chat.
      Neste sentido, os alunos seriam co-autores do blogue.
      Os professores envolvidos dariam feedback no prazo máximo de 24 horas para não existir desmobilização dos alunos.
      Tudo isto seria efetuado preferencialmente extra-aulas para não comprometer o cumprimento dos conteúdos programáticos.
      O ideal seria os alunos permanecerem co-autores do blogue do 8.º ano ao 12.º ano, o que permitiria uma consolidação de procedimentos, metodologias e conhecimentos desde o final do ensino básico e ao longo de todo o ensino secundário, no que à utilização de calculadoras gráficas diz respeito.
      Como fator motivacional poder-se-ía instituir um ranking mensal para os três melhores trabalhos, que fariam parte de uma partição específica do blogue.

      Uma vez que os alunos não se restringem a uma única instituição de ensino, a moodle da escola não serviria aos objetivos propostos.

      Pedro Afonso

  2. Há pouco tempo, no 9.º ano, fiz o registo do um movimento de alunos em frente a um sensor de movimento CBR ligado à “TI 84”. Ao ligar a máquina a um computador para capturar o ecrã da máquina, a imagem que aparece está distorcida. Alguém poderá esclarecer o que se terá passado para que a imagem não saia em condições?

    • Pedro Rosa Afonso said:

      Dá a ideia que existe incompatibilidade entre as versões do software do computador e da TI 84.

      Pedro Afonso

    • aliceccampos said:

      Deves atualizar o software da máquina e do programa TI connect que está instalado no computador.
      Alice Campos

  3. jorgecardoso1887 said:

    Olá Pedro.
    Tal como a Vera, acho que se trata de uma boa ideia. Contudo, existem alguns constrangimentos, nomeadamente como utilizar a calculadora numa turma em que a maioria dos alunos não a possui.

    Jorge Cardoso

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: