Abordagens integradas nas aulas de Física: possibilidades e desafios

Desafios

Olá a todos!

Gostavamos de responder cientificamente às questões:

Porque serão as casas no Alentejo brancas?

Palavras-chave: absorção, emissão e reflexão.

Porque é que o céu é azul?

Angela e Florbela

Comentários a: "Desafios" (3)

  1. Olá Ângela, quais as orientações que pensas dar aos alunos de modo a que possam dar resposta à questão problema? Será apenas um trabalho de pesquisa ou irá envolver componente experimental? Este trabalho será desenvolvido num curto período de tempo ou irá prolongar-se ao longo do ano letivo? Será uma tarefa desenvolvida individualmente ou em grupo?
    (Madalena Lambéria e Sandra Sousa)

  2. Aqui volto a dizer o mesmo que em relação à vossa proposta do vídeo sobre a origem do universo. A ideia de sugerir palavras-chave à partida é boa e pode ajudar bastante os alunos (já agora, para o secundário, podemos tb sugerir-lhes que fazem pesquisa com palavras-chave em inglês… pois existem muito mais conteúdos interessantes nesta língua. Embora, garças aos nossos “irmãos” brasileiros, tenhamos já muitos conteúdos em português), mas ficamos sem perceber (e os alunos tb) o que é que é suposto fazerem…

    • angelacruzm said:

      Pretende-se que os alunos, realizem um trabalho de pesquisa utilizando as palavras chave e consigam obter a explicação cientica sozinhos, ou parte da explicação que será depois debatida em grupo turma.

Deixe um comentário